quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O QUE É FIBROSE?


Complicações em Lipoaspiração


Contornos Irregulares
GARGAN e COURTISS (1984) definem os contornos irregulares do pós-operatório como seqüelas indesejáveis da lipoaspiração,pouco menores do que uma complicação verdadeira. Para NING CHANG (1994), os contornos irregulares pós-lipoaspiração são efeitos indesejáveis de superfície, incluindo depressões, ondulações, chanfros, excesso de pele e protuberâncias no contorno que podem distinguir-se visualmente e que não se misturam facilmente à superfície próxima.

A lipoaspiração por se constituir em uma técnica invasiva, representa uma agressão que provoca uma reação em cadeia em todo o sistema de defesa do corpo. O organismo entra em ação, enviando para o local agredido, células especializadas para combater a infecção, como leucócitos, linfócitos, macrófagos, entre outros. Vão para o local também as plaquetas, cuja função é vedar os locais que foram invadidos pela cânula. O organismo libera fibrina, que é uma proteína polimerizada insolúvel, que forma uma rede de fibras ao redor das plaquetas que se fixaram nas bordas do ferimento umas as outras. A rede envolve-se nas células sangüíneas e se contrai, expulsando o soro e deixando o coágulo mais ou menos sólido (nódulos). Desta forma, quanto maior a quantidade de gordura retirada, maior será a agressão e, conseqüentemente, maior será a reação do organismo. Neste caso, tem início um processo de cicatrização irregular, que tende a formar uma fibrose subcutânea, fazendo aderências que prendem a pele ao músculo. As depressões, ondulações e assimetrias, em alguns pacientes, ficam visíveis logo na primeira semana, em outros, após duas ou três semanas devido ao edema. À medida que este vai sendo eliminado, as irregularidades da cicatrização começam a aparecer. Poucos são os casos de cicatrização irregular, e para estes podem ser empregadas técnicas corretivas que vão desde a correção cirúrgica até a utilização de recursos estéticos como a drenagem linfática, entre outros.

Contorno Irregular - Depressão
A retirada em excesso de gordura no procedimento cirúrgico ocasiona a depressão. Para esta complicação, GINGRASS (1999) explica que o tratamento consiste em enxertar um pouco de gordura na área deprimida, no mesmo momento em que se realiza a cirurgia ou uma lipoaspiração na área em volta da depressão para camuflá-la. Em depressões pequenas pode ser feita a subcisão para soltar a área de retração subcutânea.

Contorno Irregular - Saliência
A saliência é a sobra de gordura detectada após o ato cirúrgico, ou seja, acúmulos adiposos não removidos na cirurgia inicial. GINGRASS (1999) explica que a revisão da lipoaspiração nas áreas com resíduos de gordura deve ser realizada, de preferência, após o inchaço ter desaparecido completamente, em torno de seis meses.

Hiperpigmentação Cutânea Causada Pela Lipoaspiração
Segundo MATEU e HERNANDEZ (1997) as complicações causadas pela lipoaspiração, chamadas equimoses cutâneas, mesmo após desaparecerem, deixam seqüelas que podem piorar com os efeitos do sol sobre a pele na falta de proteção. Os autores enfatizam ainda que a pigmentação anormal pode ser causada por lesões pigmentares; lesões pigmentares adquiridas; dermatoses com hiperpigmentação; administração de drogas enterais ou distúrbios sistêmicos. Afirmam também que a hiperpigmentação pode resultar da longa exposição ao calor, fricção, arranhões, atritos e pressões sobre a pele, ou pela administração intramuscular de ferro cuja conseqüência é um depósito nos tecidos e que eventualmente se estendem através do sistema linfático, mas parece não haver possibilidade de ser causada por ferroterapia oral. Enfim, as causas de hiperpigmentação que decorrem da lipoaspiração são multifatoriais. A mais comum é por depósito de hemossiderina, um pigmento encontrado nas células sangüíneas. O tratamento consiste em peelings com produtos despigmentantes e clareadores.

Considerações Finais
A partir do advento da lipoaspiração, o contorno do corpo tornou-se um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais comuns. Entende-se por complicação, resultados não satisfatórios obtidos a partir de cirurgia, tanto no plano estético como no funcional. As complicações em lipoaspiração identificadas neste estudo foram os contornos irregulares do tipo saliência e depressão, hiperpigmentação, flacidez e quelóide. Pelas queixas dos pacientes, notou-se que em sua maioria, correspondem a problemas de assimetria.
O contorno irregular – saliência pode ser explicado em razão de que ao proceder a sucção o cirurgião opta pela retirada de uma quantidade menor de gordura, uma vez que é mais fácil realizar a correção, ou retoque através da adoção de um procedimento secundário.

Por meio dos resultados da investigação é possível afirmar que o sucesso da maioria das cirurgias de lipoaspiração se deve à habilidade técnica do cirurgião, ao uso do instrumental adequado e aos cuidados pré e pós-operatórios. Sendo que a relação médico-cirurgião paciente é uma das variáveis que contribuem para o êxito da lipoaspiração.
Detectou-se também, por meio da investigação que os cuidados pré-operatórios, tais como uma criteriosa anamnese seguida de exames físicos e laboratoriais mostraram-se eficientes evitando o risco de complicações no pós-operatório. Com relação à técnica cirúrgica os passos atendidos corresponderam a: demarcação das áreas alvo, sedação endovenosa; antisepsia; infiltração de solução anestésica; posição na mesa cirúrgica, sutura; drenagem linfática e curativo.

De outra forma, a clínica, ofereceu as condições adequadas para realizar cirurgias de lipoaspiração uma vez que adota as normas técnicas de controle de infecção hospitalar as quais reduzem sobremaneira os riscos de infecção. Destaca-se que a cirurgia de lipoaspiração é eficiente para a gordura localizada, portanto, não é um tratamento de obesidade. Assim sendo, a lipoaspiração deve ser evitada em pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30%; nestes casos recomenda-se um regime ou dieta calórica até alcançar o peso ideal. A lipoaspiração é um ato cirúrgico e deve ser vista na sua forma mais complexa para resultar em êxito. Os aspectos importantes a serem considerados são: avaliação do contorno corporal como um todo; planejamento rigoroso da cirurgia, informando o paciente sobre as possibilidades e limitações da lipoaspiração; cuidados que permitam eficiência ao aspirar a gordura, evitando causar depressões (lipoenxertar quando for o caso); tratar a pele como uma estrutura viva que pode ser remodelada, atentando para a sua vascularização; usar de rigor absoluto nos curativos; recomendar e exigir a utilização de cinta com função remodeladora por três meses no pós-operatório; incentivar a paciente a praticar exercícios e promover uma mudança de hábitos Alimentares.

Dr. Sérgio Luís Keinert, é especialista em Cirurgia Geral, Pós-Graduado em Medicina Estética pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Membro Associado do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

36 comentários:

  1. Estou preocupada, fiz uma lipo há um Mês e agora sinto minha barriga cheia de caroços e uma partes endurecidas apesar de não ser tão visíveis como muitas que vejo mas eu sinto, é um horror e ainda tenho a sensação de estar com barriga grande, fiz 20 drenagens em clínica mais conceituada de minha cidade e a fisiotereapeuta uso o celutec para amolecer segundo ela, o que você acha? como devo me proceder sinto que não estou no caminho certo...obrigada Janaina de Montes claros-MG

    ResponderExcluir
  2. Querida algumas pessoas tem uma tendencia maior a fibrose, no primeiro mês é muito comum elas aparecerem, mas o que me espanta é a quantidade de sessão que vc fez (20) é muita coisa para um mês, não precisa fazer todo dia, faça 2x por semana em dias alternados, diga para sua esteticista fazer massagem modeladora com vigor a ponto de vc aguentar, não é para vc sofrer! Com certeza vai sumir com o tempo.Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  3. oi ja vai fazer seis meses que fiz lipo e ainda tenho algumas fibroses vc tem como me ajuda? obrigada sheila

    ResponderExcluir
  4. Envie fotos para meu email (nina.lima3@gmail.com) e faça um resumo de tudo que fez neste período, inclusive se usou cinta, placas de contenção.Só assim poderei lhe orientar.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. sou esteticista e faço drenagem pós cirúrgica em uma cliente e depois de 5 meses apareceu uma fibrose bem embaixo do umbigo um pouco acima do monte pubiano, é uma área extensa e bem dura, o que vc acha? E como proceder nesse caso? Obs. fizemos drenagem muito bem feito e quantidade adequada e minha cliente já teve problemas ranais. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe a demora em responder, mas, meu blog tinha sido excluído, só agora voltou.

    Essa região é muito comum apresentar fibroses, emso depois de muito tempo, e mesmo fazendo as drenagens corretas. O que deve fazer é usar o ultrassom e endermologia, já que já tem mas de 5 meses, não causará nenhum dano, como flacidez.Diga a ela, que deve fazer massagens todos os dias na hora do banho, isso tbm ajudará.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. oi nina,me chamo joice fiz lipo há 8 meses e estou cheia de fibroses e machas parece da circulação ! faço tratamento estetico desde o 3 dia da cirurgia já fiz drenagem,manthus ,endermo e nada adianta! tem alguma sugestão? bju

    ResponderExcluir
  8. Se vc puder me enviar uma foto seria mais fácil te indicar um tratamento, assim, fica difícil. Mande pro meu email nina.lima3@gmail.com Assim que receber te dou uma resposta. Bjo

    ResponderExcluir
  9. eh recomendado drenagens 2x na semana, se possivel associada com eletroterapia (ultrasom e manthus), e a modelaroda nao é pra sofrer, nao deve doer.. nem tudo q dói da resultado!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, fibroses antigas, com mais de 2 anos, é possivel ao menos ameniza-las:!?!?
    por favor me responda!

    ResponderExcluir
  11. OI sou eu Nina, desculpe, mas esse blospot tá uma porcaria, não consigo acessar minha própria conta. A respota é sim, mas é necessário vc me enviar uma foto para eu poder orientá-la. (nina.lima3@gmail.com) Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ola , fiz uma lipo a 2meses ....tive uma pessima fisioterapeuta que durante um mes so fez massagem deslizando muito suave ...resolvi procurar outra que fez carbox , manthus e drenagem , porem estou cheia de fibrose e uma doi ,nmeu medico so me viu apos 20 dias de pos , ate procurei outro pois me sento desamparada e vejo depressoes em algumas areas e outras com fibrose e resto de gordura .. To decepcionada com esse medico ...esses profissionais deveriam ser mais cautelosos com o pos pois è o momento em que surgem mais duvidas e problemas ,, pensei até em reclamar na sociedade brasileir de cirurgia plastica ,,, to bem triste gastei o triplo do que acahva e nao tive nem um terco do resultado esperado:(

    ResponderExcluir
  13. Querida, vc pagou por um serviço, que segundo o profissional iria ficar bom, se não gostou reclame, vá ao orgão responsável, assim, ele será punido de alguma maneira. Se todos fizerem isso, esses médicos irresponsáveis vaão parar de executar procedimentos que não estão aptos. Se vc puder, envie uma foto para meu emaial (nina.lima3@gmail.com), assim poderei orientar maelhor vc.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Ola Nina, meu nome e Alcione fiz lipo a uma semana a (interno da coxa barriga e costas) a barriga não sinto nenhum edema mas nas coxas e costas ta tudo dura, vc acha que pode ser fibrose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Alcione, isso duro é edema sim e formação de fibrose, que é processo cicatricial do corpo. Procure um profissional qualificado para fazer o pós op. urgente. Não deixe passar mais tempo, do contrário pode prejudicar o trabalho do médico. Bjs

      Excluir
  16. Olá fiz abdominoplastia, lipo nos flancos e costas e implante de silicone 235 silimed a 1 mês, meu seio esquerdo está meio caido,meu médico falou que é porque está inchado ele me liberou para drenagem 17 dias depois, minha cicatriz está infeccionada porisso a esteticista não esta forçando,estou preocupada pois minha barriga esta com nódulo tanto na regiao do corte quanto no estomago, parece que o nodulo so fica mudando de posição, estou com 7 sesões será que já tinha dado tempo da barriga estar sem esse nódulo e inhaço? Já pensei em mudar de esteticista mas ela fala que é com tempo que isso some. Bjs! Aguardo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha opinião sem ver vc. Se quiser uma orientação melhor me envie uma foto para meu email (nina.lima3@gmail.com).
      Vamos lá. Se está inchado, então, não deveria estar caído.A liberação tardia da sua drenagem pode ter influenciado no aparecimento de fibroses. A infecção deve ser controlada imediatamente, do contrário irá ficar com a cicatriz muito aparente, acredito que seu médico já está providenciando isso. Os nódulos são normais, mas não devem permanecer, e preciso drenagem com precisão e uso do ultrassom. 7 sessões são pouco para obter resolver o problema, principalmente vc que começou tão tarde. Se sua esteticista não usar ultra som, então troque de profissional, pois este equipamento nesse momento é fundamental.
      Espero ter ajudado.
      Att.

      Excluir
  17. Olá Nina. Fiz uma hidrolipo no abdomem a 1 mês. Saí do hospital com a cinta elástica e dois dias depois da cirurgia comecei minha drenagem. Porem, a qdo tirei a cinta na minha primeira sessão de drenagem eu estava com a marca da cinta na região do abdomem onde ocasionou o aparecimento de fibroses formando uma risca com alguns buracos. Já fiz 10 sessões e achei que nao melhorou muito. Que devo fazer para eliminar essas fibroses e essa risca horrorosa que formou??? será que carbox resolve meu problema???
    Obrigada,
    Célia

    ResponderExcluir
  18. Célia, aparecer marcas da cinta é comum, mas a pessoa que está te drenando permitir que elas fiquem aí, é outra história. Vc deve fazer ultra com massagens vigorosas, NADA de carbox ou endermologis, isso vai te provocar flacidez. Procure alg
    alguém que entenda de pós op, ainda dá tempo de reverter esse quadro.

    Att.

    ResponderExcluir
  19. Oi Nina...ultra é um aparelho que com o auxilio de um gel deslisa na barriga dando pequenos choques?

    ResponderExcluir
  20. OLA TUDO BEM? MEU NOME É MARIANA SOU DE MINAS GERAIS E HÁ DOIS MESES ME SUBMETI A UMA CIRURGIA DE ABDOMINOPLASTIA, E ESTOU COM UM INCHAÇO ABAIXO DO UMBIGO, O LOCAL TBM ESTA BEM DURO, NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENTENDER O QUE ESTA ACONTECENDO. ESTIVE LENDO SOBRE FIBROSE, MAS NÃO SEI SE NO MEU CASO PODE SER ISSO. GOSTARIA MUITO DE SABER SUA OPINIÃO SOBRE A MINHA SITUAÇÃO. TIVE VÁRIOS PROBLEMAS APOS A MINHA CIRURGIA COMO EMBOLIA PULMONAR, PNEUMONIA, E ANEMIA GRAVE E DEVIDO A ISTO FIQUEI VINTE E DOIS DIAS SEM USAR A CINTA. SERÁ QUE ESTE FATOR OCASIONA ESTE INCHAÇO? POR FAVOR ME AJUDE ESTOU BEM PREOCUPADA MESMO E SEM SABER O QUE FAZER, JÁ QUE DEPOIS DA CIRURGIA TIVE TANTOS PROBLEMAS ESTOU BEM NERVOSA E COM MEDO.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, desculpe a demora, estava viajando. Querida, por favor envie uma foto do seu abdomem de frente e de lado para o email nina.lima3gmail.com para eu tentar te orientar.
      Aguardo.

      Att.

      Excluir
  21. Olá Nina,
    Ontem fez uma semana que realizei abdomino+ lipo nos flancos, costa, abaixo do seio e regiao pubiana.
    Neu médico liberou soh agorspra drenagem pois tive alguns probleminhas nos primeiros dias e com o carnaval soh conseguimos retornar ontem com o medico.
    Nao sei dizer como minha barriga esta, pois o inchaço é mto grande, mas a pubis sinto que esta com o tecido muito duro, ja queo macaquinho nao pega nessa regiao. Pode ser fibrose ou soh edema?
    Comecei a usar a almofada ontem, pois o inchaço era mto e o medico preferiu assim.
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Nesse momento tudo isso é normal e esperado. Mas deve começar imediatamente as drenagens 3 x por semana em dias alternados. Se ainda tiver alguma duvida, me envie fotos periodicamente que vou te orientando. Bjus, boa sorte!

    ResponderExcluir
  23. Nina, fiz uma lipo há 02 meses, perto do umbigo tem tipo "uma dobra" e está inchado, com algumas irregularidades.
    Nos flancos, está muito duro! O que posso fazer? Sou do RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida se puder envia um foto pro meu email assim posso te ajudar. (nina.lima3@gmail.com)

      Att.

      Excluir
  24. Nina, fiz uma lipo há 8 anos e tenho fibrose na barriga, fiz uma lipo há 1 mês e o medico tentou corrigir, mas segundo ele tava muito duro e ele ficou com medo de me furar, soube que a utra cavitação é bom para fibrose, o que você acha? Obrigada

    Aparecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda sim, nesse momento é o que vc pode fazer, além disso massagem, heccus e manthus ajudam. Não faça nada que puxe a pele, pois pode provocar flacidez.

      Excluir
  25. Ola Nina,estou completando 20 dias de abdominoplastia,estava super bem,ja andando normal e fazendo as coisas do dia a dia,mas ontem minha barriga estava super inchada e estou sentindo dores no abdomem,faço drenagem 3x por semana e a esteticista me disse q era normal e que era pra eu fazer um pouco mais de repouso...devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  26. Não deve se preocupar se fizer o repouso adequado, do contrário sim. Muita gente estraga sua cirurgia pela fato de não sentirem dor e não se sentirem doentes, acham que "não foi nada". Aí é que se enganam. DEve ter o repouso correto para que o resultado seja satisfatório. Sei q muitos médicos cometem erros, mas os pacientes tbm. Ouça o conselho da sua esteticista. Bjus e boa sorte!

    ResponderExcluir
  27. Ola faz quatro dias que fiz minha cirurgia abdome , lipo nos flancos e culote e levantei os seios, quando devo comecar a fazer drenagem?

    ResponderExcluir
  28. Deve perguntar ao seu cirurgião, pois ele é quem deve liberar as drenagens. Eu prefiro depois de retirar o dreno, mas, há médicos que sugerem a drenagem ainda com dreno.


    Att.

    ResponderExcluir
  29. Ola Nina, fiz uma lipo há 20 dias e na semana seguinte começou a aparecer umas fibroses muito duras localizadas um pouco acima do meu umbigo, mas minha pele onde estão essas fibroses está enrugada, parace que a fibrose não deixa minha pele esticar... estou fazendo drenagem e manthus uma vez por semana. é normal a fibrose deixar a pele enrugada?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está enrugada, é porque foi retirado mais gordura e há pele sobrando. Fazer tratamentompósmop apenas uma vez por semana é pouco

      Excluir
  30. Boa noite Nina, estou bem preocupada, pois hoje estou com 43 dias de cirurgia, mas minha barriga está com muita fibrose, várias ondulações, torta na parte de baixo, e acho que está um pouco saliente para quem fez lipo. já estou na 15 sessão de drenagem, com ultrassom, modeladora, endermo e plataforma vibratória. O que vc acha?? por favor me responda. obrigada

    ResponderExcluir